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Bacharelado

O curso de Ciências Sociais da UEM, na sua habilitação Bacharelado, tem por objetivo a formação de egressos aptos a atuarem como profissionais e pesquisadores na área acadêmica e, também, no campo não acadêmico, na realização, sobretudo nesse segundo caso, de planejamento, consultoria, formação e assessoria junto a empresas públicas, privadas, Organizações Não Governamentais, governamentais, partidos políticos, movimentos sociais e atividades similares, conforme legislação em vigor.

A formação e as possibilidades de atuação dos cientistas sociais estão alicerçadas em bases técnicas e científicas, consonantes com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Ciências Sociais (Resolução CNE/CES nº 17, de 13 de março de 2002) e a regulamentação profissional desse ofício segundo a Lei nº 6888, de 10 de dezembro de 1980, que dispõe sobre o “Exercício do Sociólogo”, regido, esse, também, pelo Decreto nº 89.531, de 5 de abril de 1984.

A concepção de formação do bacharel em Ciências Sociais se baseia, ainda, na articulação entre teoria, pesquisa e prática social, característica fundamental da profissionalização do ofício sociológico, que contempla, assim, a própria indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão no âmbito acadêmico. 

Assim, são estabelecidos os seguintes objetivos específicos do curso de Ciências Sociais da UEM, na habilitação Bacharelado:

  • a formação teórico-metodológica integrada das grandes áreas que compõem as Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia), de forma a consolidar uma graduação que contemple o domínio dos conhecimentos clássicos e contemporâneos do campo como um todo;
  • a articulação dos conteúdos específicos das áreas com uma formação metodológica adequada às práticas de pesquisa, a fim de tornar os egressos aptos a lidar, no exercício da profissão, teórica e empiricamente com as demandas particulares da sociedade brasileira;
  • a organização de uma estrutura curricular que possibilite aos estudantes a autonomia e emancipação intelectual no exercício, com compromisso ético, de conexões entre teoria e prática;
  • a oferta de conteúdos e práticas que valorizem a consciência acerca das desigualdades sociais e da diversidade cultural, com respeito às diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de sexo e gêneros, de faixas geracionais, de classes sociais, religiosas, de necessidades especiais, entre outras.