+

Laboratório de Pesquisa em Antropologia (LAPA/UEM)

Coordenadores: Dr. Fagner Carniel e Dr. Thomás Antônio Burneiko Meira.

No seu surgimento, o Laboratório de Pesquisas Antropológicas da UEM (LaPA/UEM) esteve vinculado ao Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos (LEEH) desta mesma Universidade, desdobramento do LEEH/USP (Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos do Instituto de Biologia da Universidade de São Paulo). Constituiu-se inicialmente como um espaço institucional voltado às pesquisas, discussões e produções científicas sobre evolução humana realizadas no âmbito das Ciências Sociais, sobretudo com base nos aportes teóricos das relações natureza/cultura.

Atualmente como coletivo autônomo, o LaPA/UEM ampliou o seu escopo de atuação, com intenção de, nas suas atividades, se caracterizar como um “Laboratório” voltado às experimentações realizadas desde tendências surgidas nas discussões antropológicas contemporâneas. Trata-se, assim, de um agregado composto por discentes, docentes, pesquisadores e colaboradores externos, com o objetivo de promover estudos, debates, projetos de pesquisa, cursos e eventos de extensão, a partir de entradas e inspirações candentes, como as da antropologia simétrica, da cosmopolítica, da virada ontológica, do perspectivismo, da filosofia da diferença, do afrocentrismo e améfricanismo, do pensamento decolonial etc. Desde essas chaves, entre outras, ainda imprevistas, o LaPA/UEM quer viabilizar experimentos conjuntos – institucional e etnograficamente localizados – sobre limites e potências das propostas de inovação, teóricas e metodológicas, em curso na antropologia.

Além de tentar aprimorar a formação dos integrantes mediante o contato e as trocas em torno das agendas e tendências vigentes na (in)disciplina, o Laboratório de Pesquisas Antropológicas da Universidade Estadual de Maringá pretende, nas suas ações, reivindicar contribuição nesses movimentos, seja nas avaliações internamente dialogadas das propostas irradiadas de outros centros ou com produções, nelas inspiradas, de iniciativas locais, próprias e tecidas pelos membros componentes.


PARA MAIS INFORMAÇÕES:

Página do Facebook